terça-feira, 23 de novembro de 2010

"James Taylor Quartet - Acid Jazz"

"The James Taylor Quartet" é um quarteto de funk britânico famoso por suas performances ao vivo. Surgiu após o rompimento do organista James Taylor com sua antiga banda, The Prisoners, seguido da falência da Stiff Records. A formação atual é James Taylor (órgão Hammond), Chris Montague (guitarra), Andrew McKinney (baixo) e Adam Betts (bateria), embora as gravações e performances ao vivo geralmente possuem uma seção de sopros e alguns vocalistas. A banda é conhecida pela sigla JTQ e não tem conexão com o cantor e compositor americano James Taylor.

James Taylor Quartet - Europa

O primeiro single do grupo, "Blow-Up" (nova versão da música de Herbie Hancock para o filme "Blow-Up" de 1966) foi lançado em 1985 se tornando posteriormente um marco para o surgimento do "Acid Jazz".

As apresentações da banda sempre são muito enérgicas e contagiantes, mesclando dança e improvisos musicais misturados. Além dos vários CD's, destaque para as trilhas de comerciais e filmes, como a trilha sonora do primeiro filme de Austin Powers.

Durante a década de 90, o quarteto focou sua direção para o desenvolvimento do Acid Jazz, primeiro na Inglaterra, depois nos EUA. Mas na década de 2000 voltou ao "funk raiz", marca registrada principalmente nos dois primeiros álbuns.

Um comentário:

  1. Olá Raul, infelizmente não conheço essa banda, mas oportunidades não faltarão. Gostei do seu blog. Gosto muito de jazz e estou me iniciando no caminho. Tenho um blog de literatura onde posto meus trabalhos. Se interessar a gente troca figurinha.

    Abração.

    ResponderExcluir