Featured

Electro Deluxe é um grupo francês de Eletro Jazz composto por Thomas Faure (sax e programações), Jérémie Coke (baixo), Arnaud Renaville (bateria) e Gaël Cadoux (teclados).

Criado em 2001, Electro Deluxe mistura jazz, funk e hip-hop com influências que vão desde Herbie Hancock à Buckshot LeFonque.

Ao contrário da maioria das bandas que ao tocarem esse estilo dão preferência a montagem de samples adicionando o baixo ou a guitarra como complemento, Electro Deluxe escolhe o caminho inverso, posicionando-se como um verdadeiro grupo de músicos cujas canções são embelezadas com loops e samples.

Dois álbuns foram criados (Stardown em 2005 e Hopeful em 2007).

Point G, do álbum Stardown, dá mostras de qual o caminho que o jazz vai percorrer à partir de agora, deixando de ser um estilo único, mas envolvido em todos os outros estilos. Uma evolução iniciada pelo grande Miles Davis na década de 70...


Mister Freeze - Harmonia maravilhosa e um groove de baixo sensacional!

JazBeat é uma banda italiana de "eletro jazz". Une com perfeição os improvisos e melodias desconcertantes do jazz com as batidas da música eletrônica. Esse estilo, inclusive, está em alta na Europa.

Suas músicas privilegiam o solista que têm uma harmônia simples (sem as flutuações do jazz) e uma batida favorável para improvisar com técnica e complexidade nas escalas musicais.

Em 2004 o single "Sing Sing Sing", remake da música de Louis Prima (1937) e interpretada por Benny Goodman, foi um grande sucesso sendo usada para um comercial de TV na Itália e no exterior.

Em "Swingin Man" além de assistirmos uma bela animação ouvimos um solo de sax magnífico!!!


Por fim os deixo com "The Most Delight" que na minha opinião é a melhor música da banda. Aprecie o belo Piano dessa música!

Dani Gurgel é cantora e compositora de música brasileira moderna. Totalmente alinhada à linguagem jazzística, às harmonias sofisticadas e a incansável busca pelo que há de novo ela é mais uma das cantoras que tanto defendo nesse blog, pensando na música acima de tudo, não na indústria cultural de massa.

Dani, influenciada pela musicalidade dos pais, foi saxofonista por 15 anos, tocando tenor na big band de ninguém menos que Roberto Sion, e barítono e soprano com o esplêndido Zimbo Trio.

O direcionamento do repertório surgiu com a série de shows “Dani Gurgel e Novos Compositores”, tema do concerto que fez junto com a Orquestra Tom Jobim, como convidada e curadora. Seu trabalho mais recente, "Agora", conta com a participação de outros 22 jovens artistas, e foi lançado mundialmente pelo selo norte-americano ArtistShare™.

Dani Gurgel me faz acreditar que a música brasileira ainda está viva e eu recomendo com todas as palavras. Sua musicalidade, seus improvisos, sua banda e suas letras são algo fora de série. E pensar que o prêmio de melhor álbum 2010 dado pelo Multishow foi para Maria Gadu (nada contra)....

Olha a qualidade da música e letra

Mares de Lá - Dani Gurgel (EP, 2007)
(Vinicius Calderoni)

Nem as barreiras alfandegárias das Ilhas Canárias
Nem os canalhas dos mares de lá
Nem o exército eletrônico do general de palha
Vai fazer com que esqueçamos o que somos já

Nem os desejos analfabetos de um cirurgião dileto
Nem o concreto da Praça Central
Nem o fuzil, a mil, atirando contra o teto
Vai nos tirar debaixo do bem e de cima do mal

A vida que a gente leva
Que mais parece um arremedo
De enredo
De escola de samba
De grupo de acesso de riso

A brisa que a gente preza
Que mais parece um contrapeso coeso
Do triste cortejo
Da perda do dente do siso

Que mais parece uma colcha de retalhos
com otários no convés
de ímpares e pares
nas paredes dos mares
___________________________________________________________________
Olha esse Samba!!!

Essa Não - Nosso (2008)


Confira as fotos de seu novo Álbum clicando Aqui
Rosalia de Souza é uma cantora brasileira de bossa nova. Nasceu em Nilópolis, Rio de Janeiro, lugar famoso pela Escola de Samba Beija Flor. Com 21 anos, foi para a Itália. Em 1989 começou a estudar teoria musical, percussão Cubana, jazz e a história do jazz na 'Scuola Popolare di Testaccio' (Escola Popular do Testaccio) em Roma.

Entre suas influências estão: Tom Jobim, Baden Powell, João Gilberto, Sergio Mendes, entre outros. Em 1994 conheceu o produtor e DJ Nicola Conte (em breve matéria dele por aqui também) e em 1995 e participou na criação do álbum "Novo Esquema de Bossa".

O segundo álbum de Rosalia De Souza, "Brasil Precisa Balance", foi lançado em 2006 e produzido por Roberto Menescal e com a participação de Marcos Valle.

Rosalia tem um trimbe de voz maravilhoso além uma musicalidade fora de série. Serve de exemplo para todas as cantoras nacionais que acham que só ter uma boa voz basta. O estudo musical é extremamente importante e a prova disso é a bela bossa em 3/4 que está em seu ultimo álbum "D'Improvviso" (2009)


"Bossa 31" - Ótima melodia!

Jazzanova é uma banda alemã de Nu Jazz (termo surgido na década de 1990 para referenciar o gênero jazz misturado com outros elementos e estilos musicais, como o funk, soul music, electronic dance music, e outras improvisações livres) formada em 1996 por DJ's e produtores Alemãos. O selo Sonarkollektiv pertence à banda.

A música é diversa, com pitadas de bossa nova, percussão afro, arranjos de música clássica, música chill out e muita influência de jazz.

Jazzanova é mais um dos "medalhões" que sempre figurarão aqui pelo blog, pela sua genialidade, inovação e musicalidade incontestável. E apresento essa magnífica banda com a música "Dance The Dance" do álbum "In Between". Nessa complexa música destaco a harmonia modal, a melodia que é simplesmente um improviso de sax com palavras e a rítmica que caracteriza o que chamamos de "Novo Jazz".

Lydia é uma excelente cantora e contrabaixista holandesa. Cresceu em uma família musical e em 1995 lançou seu CD solo "Hop-'o-my thumb", usando o nome "Suleika" com todas as canções de sua autoria. Trabalhou como professora de escola primária até 2007, quando decidiu abandonar a carreira para viver só de música. No mesmo ano, apenas por diversão publicou alguns vídeos no YouTube intitulados "Lydia on bass" e recebeu mais de um milhão de acessos.

Lydia já tocou com com Candy Dulfer, David Haynes (baterista de Chaka Khan e Príncipe), Berget Lewis, Julya Lo'ko, Toots Thielemans e excursionou pela Holanda como baixista e vocalista dos musicais "Turks Fruit" e "Hair". Atualmente está em turnê com o duo "Veldhuis en Kemper caberet".

Suas principais influências são: Marcus Miller, Michael Jackson, Larry Graham, Bootsy Collins, Mark King, Pino Palladino, entre outros.

Em 01 de abril de 2010 foi lançado seu novo CD "Plonkay!" que já está chamando a atenção de todo o mundo!

Sensacional!!! Siga o link...

Continuando o tour pela Europa, depois de visitarmos a França, Inglaterra, Portugal, Alemanha, Finlândia e Islândia agora é a vez da Rússia, com a talentosa Ariana Jane. Embora tenha vivido grande parte de sua vida viajando pela Rússia e Europa, hoje Ariana vive no estado de Detroit, EUA.

Ariana é cantora, compositora e pianista. Cresceu ouvindo: Ella Fitzgerald, Billie Holiday, Quincy Jones, Stevie Wonder, George Benson, Santana, Michael Jackson, Eric Clapton, Sade, Bob Marley, Beatles entre outros. Na música clássica inspira-se em: Sebastian Bach, Mozart, Chopin, Debussi, Franz Schubert, Stravinski...

Graduou-se como mestre em teoria musical e artes no Colégio Internacional de
Música de Moscow.

Ariana encanta com sua suavidade, letras cheias de emoção e grooves complexos para uma música até então "pop". Suas influências misturam-se entre erudito e popular criando um estilo próprio de cantar e tocar.

Siga o link:
Mind Body Soul de Ariana Jane Singer, Composer ,Writer, Pianist.
Reel People é um grupo londrino de músicos e artistas que se revezam em novas músicas e álbuns. Na verdade podemos dizer que é um "estágio" para a magnífica banda "Incognito", também de Londres.

Atualmente os vocais do Reel People são os mesmos do Incognito, com Tony Momrelle e Imaany...

Reel People mistura música latina, soul e house criando um som próprio e envolvente.

"It Will Be" é uma música do recente trabalho "RP's Club Mix". Destaco a bela linha de voz de Tony, com grooves dinâmicos dentro da harmonia e a própria harmonia totalmente "fora" de qualquer campo harmônico. A rítmica da bateria, suave e gostosa, também é um ponto a ser destacado.



Já "Butterflies" com Dyanna Fearon nos vocais foi gravado em três versões (uma melhor que a outra) e faz parte do álbum "Second Guess". Nessa versão, em house, pode-se notar a influência da música latina, principalmente no final da faixa.

Nascida em uma família extremamente musical, Luciana Souza é hoje uma das cantoras mais respeitadas do meio jazzístico norte-americano. Teve por dois anos consecutivos (2000 e 2001) seus trabalhos incluídos na lista dos dez melhores álbuns de jazz e pop do ano, editado pelo tradicional e influente jornal The New York Times.

Radicada nos EUA há mais de dez anos, Luciana é formada em música pela Unicamp e com mestrado na famosa escola Berklee College, em Boston, onde também foi professora assistente por vários anos.

Apesar da pouca idade, Luciana conquistou o respeito de nomes consagrados, gravando com o contrabaixista John Pattitucci entre outros...

Foi nomeada três vezes para o prêmio Grammy como melhor vocalista de jazz em 2002, 2003 e 2005. Atualmente leciona canto na "Manhattan School of Music".

Here It Is
Guida de Palma é uma cantora e compositora portuguesa. Sua banda que combina jazz, funk e MPB, é conhecida internacionalmente pelo nome de "Jazzinho" e tem como produtor musical ninguem menos que Ed Motta.

Guida também é professora de canto, pois como ela mesmo diz: "é cada vez mais difícil ganhar a vida apenas com a venda de discos e fazendo shows".

Lançou seu primeiro disco em 2004 e suas maiores referências musicais são: Stevie Wonder e Chaka Khan ao lado de brasileiros como Joyce, Gilberto Gil e Azymuth, além de Ella Fitzgerald, Nina Simone e o próprio Ed Motta.

Astral
Quando minha inspiração é pouca recorro aos "medalhões" e Sade está entre eles. É impossível falar dessa banda sem esquecer de algum detalhe, pois desde a sua criação, na década de 80, Sade continua sendo referência no Soul, Pop, Rock e Smooth Jazz.

Esses dois vídeos são do Álbum "Lovers Live" de 2002 que rendeu um Grammy na categoria "Melhor Álbum Pop" do mesmo ano.

Essa obra audiovisual é cheia de detalhes onde a vocalista, os músicos e a iluminação interagem entre si.

Por fim, destaco a bela performance da Sade Adu (vocal)que com sua energia africana (nasceu na Nigéria) demonstra sempre uma bela postura de palco e uma forma física excelente.

The Sweetest Taboo


Cherry Pie
HOT BOX é uma dupla estadunidense formada por Christian Urich e Angela Johnson em 1992.

Suas composições seguem a linha do R&B, com composições fortes e uma linha de baixo marcante. Os elementos eletrônicos também compõem a musicalidade de Cooly's Hot Box.

Seus CD's têm como característica o desapego ao lado comercial do audiovisual, surgindo assim uma música melhor que a outra. É uma das poucas bandas que você "consegue" ouvir o CD inteiro e ainda fica querendo mais.

Do Álbum Take It - 2002

Nos embalos de Sexta à noite trago esse grupo de djs americanos (os primeiros no blog por sinal) que com grande fineza misturam House com Jazz.

Reparem na cadência harmônica do piano Rhodes e no groove cheio de swing do trompete. O tema vocal também é muito bom.

Verônica Ferriani é uma cantora brasileira da nova geração. Cresceu ouvindo Jazz e Soul, e aos poucos fundiu essas influências às raízes rítmicas brasileiras.

No início de 2009, lançou seu primeiro CD solo, produzido por BiD. O disco tem participação do Maestro Spok (Spok Frevo) e de diversos músicos da cena paulistana, carioca e de Recife, tendo sido co-produzido pela cantora. Em setembro de 2009, a parceria de Verônica com o compositor e violonista Chico Saraiva também virou disco. ‘Sobre Palavras’ foi gravado em decorrência da seleção pelo Projeto Pixinguinha 2008 (Funarte – MinC).

"Dinorah Dinorah" de Ivan Lins no programa Som Brasil, exibido pela TV Globo dia 21/09/2007

"Na Volta da Ladeira" ao vivo no estúdio da Trama. Um Frevo magnífico.

Antes de qualquer coisa quero dizer que "Refractory" é uma das minhas grandes inspirações para os projetos atuais e futuros.

Nascido de uma aliança de batidas eletrônicas e sax jazz puro, o grupo de músicos e dj's da França chamado " Refractory" é uma mistura total de estilos, fundindo o hip-hop, soul, jazz e música latina.

O seu primeiro álbum pode servir como trilha sonora para qualquer filme urbano contemporâneo.

Check the bomb - Ao vivo


Yo Solo Quiero - Vale muito a pena ouvir. A cantora é africana e foi descoberta pela internet. Sensacional!

Continuando o post anterior, no recente álbum "New Morning" (2009) Sabrina não só mantém o alto nível musical, como supera o anterior em sucessos e variedades.

Apesar de nascer numa família muito talentosa nesse momento prefiro focar-me apenas no talento de Sabrina, que é uma realidade que poucos brasileiros conhecem e que é uma das precursoras da Música Contemporânea Brasileira, misturando elementos clássicos da bossa nova com sons eletrônicos de sintetizadores.

"It's Too Late"

Nova Estação
É uma cantora e compositora brasileira, e filha do baixista do "Azymuth", Alex Malheiros.

Eu poderia postar 10, 20 tópicos sobre a Sabrina pois suas músicas nos apresentam uma diversidade rítmica e uma riqueza incrível nos pequenos detalhes.

Seu primeiro álbum chama-se "Equilibria" e é considerado pela mídia européia (e por mim também) como o primeiro álbum contemporâneo brasileiro. Nele Sabrina apresenta uma sublime mistura de bossas e sambas com toques de hip-hop, Soul e música eletrônica. E pra completar a grandeza desse trabalho conta simplesmente com a colaboração de Jean-Paul “Bluey” Maunick, líder do "Incognito" (Reino Unido).

"Passa" é uma das faixas do "Equilibria" e percebe-se uma música agradável, com a percussão e o violão fazendo constantemente levadas de Sambe e Bossa Nova.
Georg Levin é cantor, compositor e produtor de Berlim, Alemanha. Tem influências do rock, soul e jazz e sua música é caracterizada "Lounge" (mistura de música dos anos 50 e 60, jazz, dance e elementos da música eletrônica em geral).
Suas músicas além de dançantes possuem uma harmonia agradável e uma linha de baixo marcante.
"I got somebody new" é uma faixa do álbum "Can't Hold Back" de 2003 que recomendo com veemência!!!
E só pra completar Georg Levin é mais um dos que passaram pela escola do "Jazzanova".