Donald Fagen é um cantor e multi-instrumentista norte-mamericano nascido no estado de New Jersey, EUA. Começou a carreira em 1971 criando a banda Steely Days. Na década seguinte seguiu para a carreira solo, o que pouco tempo depois lhe renderia vários prêmios como o de doutor honorário da Berklee College of Music e a homenagem no hall da fama do Rock and Roll pelo álbum gravado justamente na década de 70 com o Steely Dan.
Suas primeiras influências vêm do Rock e R&B, principalmente com Chuck Berry, mas após começar a frenquentar o "Newport Jazz Festival" e descobrir o som de nomes como Miles Davis,
Charles Mingus e Sonny Rollins tornou-se fã declarado do Jazz.
"IGY" do álbum "The Nightfly" (1982) é o primeiro grande sucesso de Donald em carreira solo. Essa música inclusive ficou no TOP 10 mundial durante várias semanas.
"What I Do" de seu ultimo álbum "Morph the Cat" (2006) é uma canção inspirada em seu amigo, Ray Charles, que após a morte faz Donald perguntar-se: O que eu faço?
Fagen faz uma música moderna onde é possível ouvir as características de vários estilos diferentes na mesma música. Ele imprime o Soul e o Pop, mas ao mesmo tempo faz-se perceptível as influências marcantes do Rock e do Jazz.
0 Comments:
Postar um comentário